Buscar
  • Achley Wzorek Advogada

O que faz um advogado criminalista?


O advogado criminalista é aquele que luta para que a lei seja devidamente cumprida, para que os direitos e garantias dos investigados, acusados ou condenados sejam observados.


Mas, sem maiores delongas e sem palavras bonitas, nós, advogados criminalistas atuamos em defesa dos investigados em sede de inquéritos policiais, dos acusados em processos penais e dos condenados durante o cumprimento de pena.


Durante inquéritos policiais, acompanhamos as diligências e depoimentos, fazemos requerimento de provas, arrolamos testemunhas e podemos, inclusive, realizar investigações defensivas.


Realizamos requerimentos de liberdade, revogação de prisões, pedidos de habeas corpus e participamos das audiências de custódia (hoje obrigatórias quando há uma prisão).

Por sua vez, durante a ação penal, realizamos a defesa propriamente dita, com provas, com oitiva de testemunhas, com a formação das teses defensivas e convencimento do magistrado e ministério público.


Na execução da pena, acompanhamos mensalmente o condenado, fazemos requerimento como progressões de regime, trabalho, remição de pena, correção de cálculos, transferências de estabelecimentos prisionais, livramento condicional e outros benefícios.


É de extrema importância que a defesa esteja alinhada desde a prisão em flagrante até o término da pena, o que evita perda de benefício e perda de teses defensivas.


Corrigir um trabalho mal feito é extremamente difícil e prejudica o acusado/apenado. Por isso, sempre procure um advogado especialista na área criminal, que saberá as melhores estratégias de defesa.